Hospital São José recebe doação do Projeto Sicredi “Juntos faremos o Bem” |
Saúde nas Festas de Fim de Ano: Como Evitar a Sobrecarga do Corpo
As festas de fim de ano são marcadas por momentos de celebração e encontros, mas muitas vezes também por exageros alimentares que podem sobrecarregar nosso corpo. É possível aproveitar as delícias da época sem descuidar da saúde, mantendo o equilíbrio para evitar processos inflamatórios que afetam o bem-estar físico e emocional.
Sabe-se que o corpo é um sistema integrado. Escolhas alimentares inadequadas de forma exagerada podem, por exemplo, afetar a saúde intestinal. O excesso de açúcar, álcool, alimentos ultraprocessados e gorduras ruins pode inflamar o intestino afetando diretamente o eixo intestino-cérebro, podendo causar ou acentuar sintomas como ansiedade, estresse, depressão – relacionados a produção de neurotransmissores e hormônios; causar tensões musculares e até agravar dores crônicas como lombalgias e cefaleias (devido a liberação de mediadores inflamatorios, acúmulo de toxinas, alterações no sistema imunológico, falta de absorção de nutrientes essenciais e sobrecargas mecânicas). A conexão entre o intestino e o sistema nervoso central, chamada de eixo intestino-cérebro, reforça que cuidar da alimentação é essencial para manter o corpo em harmonia.
Para evitar isso, invista em pratos com alimentos frescos, fibras, gorduras boas (como azeite e castanhas) e antioxidantes naturais, presentes em frutas como abacaxi e romã. Um acompanhamento com nutricionista pode te ajudar a se organizar melhor.
Além disso, hidratação é fundamental. O consumo de álcool deve ser moderado e intercalado com água. Bebidas como shot matinal anti-inflamatório, ou chás como o de hortelã ou gengibre podem auxiliar na digestão e no alívio do inchaço, por serem digestivos e terem substâncias que desinflamam o corpo. Reserve um tempo para mastigar bem os alimentos, promovendo melhor digestão e absorção de nutrientes.
Tente manter alguma atividade física, ou faça pelo menos caminhadas se estiver fora de casa. Isso estimula o corpo a eliminar as toxinas, além de estimulas a liberação de neurotransmissores e hormônios fundamentais para o equilíbrio do corpo.
Outro ponto importante é o descanso. O excesso alimentar e a privação de sono podem desencadear um ciclo inflamatório no corpo. Respeite o ritmo do seu organismo e busque momentos de relaxamento, pois a saúde é um equilíbrio entre corpo e mente.
Por fim, aproveite as festas com consciência. Cuide do corpo com a mesma atenção que dedica aos preparativos das celebrações. Assim, você começa o próximo ano com energia e saúde para realizar seus objetivos!
Por Gabriela Zanon Trento
Fisioterapeuta, Osteopata e Especialista em Medicina Funcional Integrativa
Deixe seu comentário