logo RCN
SESSÃO ESPECIAL

Campanha “Mulher: o voto que muda a política” é lançada na Alesc

Estimular a participação feminina na estrutura político-social e reconhecer a importância dos posicionamentos das mulheres e suas conquistas são o objetivo da campanha “Mulher: o voto que muda a política”, lançada em sessão especial na noite da segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Paulinha (Podemos). A proposição é das deputadas Paulinha, que é coordenadora da Secretaria da Mulher, e Luciane Carminatti (PT), procuradora da Mulher na Alesc.

Homenagens

            Durante a cerimônia de lançamento da campanha, foram homenageadas mulheres que se destacam em diferentes áreas de atuação. De acordo com a deputada Paulinha, a campanha Mulher: o voto que muda a política tem o objetivo de “mostrar para a sociedade catarinense, pela primeira vez, mulheres que presidem os órgãos onde atuam e o quanto o desempenho dessas instituições têm se renovado com a participação feminina”.

Participação feminina na política

            Carminatti ressaltou a trajetória nada fácil de todas as mulheres presentes e homenageadas durante sessão, e destacou que temas relativos às mulheres deveriam ser tratados não apenas no mês de março, mas nos 365 dias do ano.

Participação feminina na política nacional

            Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, mas apenas 33% das candidaturas são femininas. Destas, apenas 15% são eleitas.

Homenageadas

            Entre as homenageadas da sessão especial, a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, empossada presidente do Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina, é a primeira mulher a conduzir uma eleição no Estado. Segundo a desembargadora, sua intenção à frente do TRE é fazer uma política de acolhimento para que as mulheres se sintam mais valorizadas e acolhidas.

Mês da Mulher no Parlamento catarinense

            No mês em que se enaltece o Dia Internacional da Mulher, a Alesc realizou uma série de ações com palestras, conferências e homenagens. Um dos destaques foi o lançamento do livro digital Vozes das Mulheres Catarinenses. A obra, organizada pela Bancada Feminina do Parlamento catarinense e idealizada pela deputada Paulinha, com a contribuição da deputada Luciane Carminatti e das ex-deputadas Marlene Flengler e Ada de Luca.

Governo do Estado garante R$ 30 milhões a 291 municípios por meio dos consórcios de Saúde Anterior

Governo do Estado garante R$ 30 milhões a 291 municípios por meio dos consórcios de Saúde

Combate à Dengue se torna urgente diante do crescimento de casos Próximo

Combate à Dengue se torna urgente diante do crescimento de casos

Deixe seu comentário