logo RCN
CONSELHO TUTELAR

Eleições para Conselhos Tutelares em Santa Catarina ocorrem em 1º de outubro

No próximo dia 1º de outubro, a população dos 295 municípios catarinenses poderá ir às urnas para participar de um importante processo: a eleição para os membros dos Conselhos Tutelares. A votação acontece das 8h às 17h e podem votar todas as pessoas que, até o dia 3 de julho, estavam em dia com seu título eleitoral.

O Ministério Público de Santa Catarina atua na fiscalização do processo eleitoral e a comissão tem autonomia na organização de todo o pleito. "O processo de escolha dos conselheiros tutelares em todo o país é organizado por cada município. Os Promotores de Justiça têm papel fundamental para o bom andamento do processo, fiscalizando-o e adotando medidas para fiscalizar também condutas de candidatos, depois das intervenções das comissões que organizam com os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente esse processo. É um momento de elevada importância e participação democrática, porque a comunidade irá escolher alguém da comunidade, pelo voto, que que cuidará tanto dos casos envolvendo crianças e adolescente no local, no seu bairro e município, como do funcionamento das políticas de atendimento para eles", explica o Coordenador de Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana.

No site do TRE/SC (aqui) é possível verificar as listas de candidatos de todos os municípios catarinenses, bem como os locais de votação, que não são os mesmos das eleições gerais.


Operação Anterior

Operação "Mensageiro": condenados por unanimidade os 10 réus no primeiro julgamento da maior ação de combate à corrupção do MPSC

Segunda edição do Prêmio FACISC InovA+ tem recorde de inscritos Próximo

Segunda edição do Prêmio FACISC InovA+ tem recorde de inscritos

Deixe seu comentário