logo RCN
HOSPITAL SÃO JOSÉ

24 de junho - Dia Mundial de Prevenção de Quedas

            A queda é um problema frequente em idosos. Ela pode acontecer devido a fatores relacionados ao estado de saúde da pessoa, entre eles, o uso de medicamentos, distúrbios de locomoção, falta de equilíbrio, fraqueza muscular e sedentarismo, bem como a dificuldades propiciadas pelo ambiente, entre elas, pisos escorregadios, encerados ou molhados, ausência de corrimão, assentos sanitários muito baixos, calçados inapropriados e tapetes soltos.

            De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil.

            Estudos apontam o alto índice de quedas em idosos. Segundo o artigo ‘Quedas em idosos no Sul do Brasil: prevalência e determinantes’, um em cada três idosos daquela região sofreu ao menos uma queda no ano de 2014. A maioria das quedas ocorreu na própria residência do idoso. Entre os idosos que sofreram queda, 51,5% tiveram uma única queda e 12,1% tiveram fratura como consequência, sendo a de membro inferior a mais relatada.

            A prevalência de quedas foi maior em idosos com idade mais avançada e que não estavam trabalhando, mulheres, com menor renda, baixa escolaridade e incapacidade funcional para atividades instrumentais. Também houve maior ocorrência de quedas em portadores de diabetes, doença cardíaca, artrite e naqueles idosos que relataram ter sofrido AVC.

Risco maior de queda em hospitais

            Segundo o Protocolo Integrante do Programa Nacional de Segurança do Paciente, a hospitalização aumenta o risco de queda, pois os pacientes se encontram em ambientes que não lhes são familiares. Muitas vezes, os pacientes são portadores de doenças que predispõem à queda (demência e osteoporose), e vários procedimentos terapêuticos, como as múltiplas prescrições de medicamentos, podem aumentar esse risco.

Hospital São José

            Profissionais do Hospital São José promoveram na segunda-feira (24) diversas atividades para destacar a data e as muitas maneiras de prevenir as quedas.

Julho chega com frio extremo Anterior

Julho chega com frio extremo

Iniciam obras de revitalização da Avenida Sete de Setembro Próximo

Iniciam obras de revitalização da Avenida Sete de Setembro

Deixe seu comentário