logo RCN
“Se precisar, peça ajuda!”

Setembro Amarelo é reservado para conscientizar e salvar vidas

Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha Setembro Amarelo de 2024 já está em pleno desenvolvimento em todo o Brasil. Lançada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a iniciativa busca, mais uma vez, mobilizar a sociedade na luta contra o suicídio, que continua a ser uma das principais causas de morte evitáveis no mundo. A campanha, que teve início em 2014, foi introduzida no calendário nacional por Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, e ao longo dos anos, se tornou a maior campanha anti estigma do mundo.
Embora o ponto alto das atividades ocorra no dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, as ações se estendem durante todo o ano, com o objetivo de conscientizar e salvar vidas.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma questão de saúde pública global, com mais de 700 mil mortes anuais, número que pode ultrapassar 1 milhão se consideradas as subnotificações.
No Brasil, cerca de 14 mil casos são registrados anualmente, o que resulta em uma média de 38 suicídios por dia. As Américas, infelizmente, seguem na contramão da tendência global de queda nas taxas de suicídio, evidenciando a urgência de ações efetivas na região.
Para 2024, a campanha Setembro Amarelo reforça a importância de quebrar o silêncio em torno do tema, incentivando o diálogo e a busca por ajuda em momentos de crise. A campanha disponibiliza uma série de materiais educativos e informativos, acessíveis a todos, com o intuito de engajar a sociedade na causa.

Campanhas em mídias
Clubes de serviço e outras importantes entidades reforçam em redes sociais e mídias sobre a campanha Setembro Amarelo. Entre as frases divulgadas estão mensagens de apoio: “Um lembrete precioso de que cada vida é única e merece ser valorizada. Juntos, podemos promover a saúde mental e o cuidado com o próximo”.

Programação em Maravilha
Na próxima quarta-feira (11), no Lar de Convivência de Idosos, a partir das 19h, está programada palestra com Abel Petter, psicólogo e suicidólogo. Ele falará sobre Equilíbrio na saúde mental – desafios e potencialidades. Evento é organizado pela Secretaria Municipal da Saúde.

 

Santa Catarina registra primeira ocorrência de chuva preta no Oeste do estado Anterior

Santa Catarina registra primeira ocorrência de chuva preta no Oeste do estado

Stéfani da Silva lidera clube com a premissa de aprimorar habilidades de liderança e ajuda ao próximo Próximo

Stéfani da Silva lidera clube com a premissa de aprimorar habilidades de liderança e ajuda ao próximo

Deixe seu comentário