Irregularidades eleitorais possuem canais distintos para denúncia |
Produtores buscam novas tecnologias para garantir produtividade e proteção do solo
A Epagri através dos técnicos do Escritório Municipal de Maravilha vem dando todo o apoio necessário para que o plantio direto seja consolidado no município. Nos últimos anos o destaque foi a adoção do Kit solo Saudável por 21 agricultores. Estes com mais de 200 hectares de área plantada, numa clara evidência de que todos estão convencidos que é necessário proporcionar cobertura ao solo cultivado durante o máximo período possível durante o ano.
Kit
O primeiro grande pilar do plantio direto é a cobertura permanente do solo. O programa kit solo saudável, da Secretaria da Agricultura e da Pecuária, oportuniza aos agricultores a aquisição de sementes de plantas de cobertura do solo para cultivo na safra de inverno e na entre safra de verão para outono.
Plantio direto
O segundo importante passo está sendo iniciado a partir desse ano, ou seja, a mínima mobilização do solo. Essa é a segunda premissa do plantio direto, atendida no momento em que os agricultores manejam a massa vegetal das plantas de cobertura sobre o solo (acamamento mecânico das plantas sobre o solo) e fazem a semeadura da cultura principal, sem preparo prévio. O manejo da massa vegetal das plantas de cobertura está sendo realizado pela ação mecânica de um implemento agrícola chamado de "rolo-faca".
Rolo faca
A aquisição de rolos-faca também está sendo viabilizada por um programa da Secretaria da Agricultura chamado de Prosolo e Água. Em Maravilha três grupos de agricultores foram contemplados pela aquisição de rolo faca, sendo recebido e testado na propriedade da família Spesia, no último dia 16.
Terceira etapa
A terceira premissa do plantio direto, finalmente, é alcançada no momento em que os agricultores passarem a planejar de maneira ordenada e alternada as safras de inverno (trigo e forrageiras) e verão (trigo, feijão, soja) com plantas de cobertura, prática que se denomina de rotação de culturas.
O uso de rolos-faca para o manejo mecânico das plantas de cobertura também proporciona o avanço técnico do próprio plantio direto. Até pouco tempo atrás as plantas de cobertura eram manejadas especialmente pelo uso de produtos químicos (dessecantes) para formar a palha. Por isso era chamado de plantio direto na palha.
No entanto, visando alcançar o máximo de benefícios da cobertura do solo e possibilitar o cultivo de, até três safras durante o ano (incluindo uma de cobertura), a semeadura direta da cultura principal (soja ou milho) está sendo realizada imediatamente após o manejo mecânico da cobertura do solo, o que está sendo chamado de plantio direto no verde.
Bons resultados
E, a Epagri está sendo a protagonista desta tecnologia que vem sendo testada em vários locais do Estado a mais de 20 anos, em especial no plantio direto de hortaliças (SPDH):
- É importante lembrar que quanto mais o solo estiver protegido com plantas em crescimento ou com seus resíduos, menor será a erosão na lavoura;
- Menor a temperatura do solo e com isso menor a evaporação da água e maior a disponibilidade de água no solo para as plantas;
- Maior controle de plantas daninhas, reduzindo o uso de produtos químicos;
- Aumento da matéria orgânica do solo;
- Melhoria da estrutura do solo e, com isso, a infiltração de água no solo;
- Menores os danos ambientais causados pela erosão e os produtos agrícolas levados pela enxurrada para dentro de sangas, rios, açudes;
- E, no final das contas, redução dos gastos e aumento do lucro da lavoura.
Os interessados em conhecer mais detalhes sobre o KIT Solo Saudável e como adquirir rolo faca podem dirigir-se ao Escritório Municipal da Epagri de Maravilha.
Deixe seu comentário