logo RCN
"LARANJAS"

GAECO e GEAC deflagram a operação "CITRUS"

Na manhã da quarta-feira (4), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), deflagraram, em apoio à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caçador, a operação "CITRUS", em apuração aos crimes contra a Administração Pública relacionados à peculato, corrupção passiva, fraude à licitação, além de associação criminosa e lavagem de capitais.

As condutas investigadas referem-se à utilização irregular de servidores públicos para fins particulares, o recebimento ilegal de recursos públicos por agente político utilizando-se de interpostas pessoas e empresas, bem como a suspeita de direcionamento de procedimento licitatório no setor de publicidade e propaganda. 

O cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Caçador, concentra-se em três municípios catarinenses: Caçador, Chapecó e Calmon.

A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina para agilizar a confecção e conclusão dos laudos periciais com a extração das evidências digitais dos materiais apreendidos.  

A investigação prossegue em segredo de justiça.


CITRUS 

A operação intitulada "CITRUS" está associada ao termo "laranja", que designa, na linguagem popular, uma pessoa ou entidade que é usada para mascarar a verdadeira origem ou destino de dinheiro ou propriedade. A origem do termo é brasileira e é comumente usada para descrever indivíduos que permitem que seu nome seja usado em transações financeiras para ocultar a identidade do verdadeiro beneficiário.

GAECO E GEAC 

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

O GEAC é um grupo de membros do Ministério Público de Santa Catarina que atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção, cujos fatos revelem maior gravidade ou complexidade.

MPSC lança campanha de alerta aos consumidores sobre práticas criminosas na internet Anterior

MPSC lança campanha de alerta aos consumidores sobre práticas criminosas na internet

GAECO deflagra a operação Patris Dolus para apurar a ocorrência de fraude a licitações Próximo

GAECO deflagra a operação Patris Dolus para apurar a ocorrência de fraude a licitações

Deixe seu comentário