Dia da Internet Segura: Confira as dicas do MPSC sobre como se proteger

Na terça-feira (10/2), ocorreu a décima oitava edição do Dia Mundial da Internet Segura. A data, criada pela Rede Insafe, objetiva promover atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da internet. Mais de 180 países estão envolvidos na iniciativa, que busca unir diferentes atores dos âmbitos público e privado em favor da causa. Nesse cenário, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulga dicas de navegação segura no ambiente virtual.

Preparamos um vídeo para publicação no nosso perfil do Instagram e produzimos um programete de rádio, a Entrevista da Semana, sobre o tema. Os materiais contam com a participação do Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes. Compartilhe e faça parte dessa iniciativa você também!

Confira as dicas principais:

- Esteja alerta a sites e formulários que solicitam CPF e outras informações pessoais de segurança; 

- Fique atento a mensagens estranhas, links suspeitos e spams;  

- Ative a verificação em dois fatores: cada camada de segurança para a sua conta é importante; 

- Faça back-ups frequentes: caso alguma coisa aconteça, as suas informações já estão reunidas em um único local;

- Quando for efetuar um pagamento on-line, confira sempre para quem você está enviando e qual é o valor do pagamento.  

ACESSO À INTERNET NO BRASIL

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, 168 milhões de pessoas tinham acesso à internet no Brasil. Esse montante equivale a 89,1% da população com 10 anos ou mais e representa um aumento expressivo em comparação a 2016, quando o percentual era de 66,1%. Em relação a preocupações no ambiente virtual, 22,5% dos entrevistados afirmaram ter receio quanto à privacidade ou segurança.

FUI VÍTIMA DE UM CRIME CIBERNÉTICO. COMO AGIR?

Se você foi vítima de algum cibercrime, reúna a maior quantidade de informações possível e faça a denúncia na Delegacia Virtual da Polícia Civil. Alguns exemplos de crimes virtuais são roubo de informações, desvio de dinheiro de contas bancárias, falsidade ideológica, sites falsos de compra eletrônica e crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação).

Se o caso for de dano coletivo, ou seja, contra mais de uma pessoa, entre em contato com o MPSC. Pode ser por meio da Ouvidoria da Instituição, pelo telefone (48) 3229-9306 ou pelo e-mail ouvidoria@mpsc.mp.br. Também é possível contatar o Setor de Atendimento ao Cidadão pelo telefone (48) 3330-2570 ou ainda diretamente a Promotoria de Justiça da sua cidade. Para encontrar o contato telefônico, endereço e WhatsApp da Promotoria da sua cidade, acesse o menu “Encontre uma Promotoria” no site mpsc.mp.br. O MPSC também atua diretamente quando o caso envolver vítimas crianças e adolescentes.

Dia da Internet Segura: Confira as dicas do MPSC sobre como se proteger Anterior

Dia da Internet Segura: Confira as dicas do MPSC sobre como se proteger

Operação Infantius desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC Próximo

Operação Infantius desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC

Deixe seu comentário