logo RCN
SAÚDE

Grupo de pacientes com fibromialgia recebeu orientações

            Na tarde da quinta-feira (13), no auditório da Secretaria de Saúde, de Maravilha ocorreu o primeiro encontro do Grupo de Pacientes com Fibromialgia. Sobre criação do grupo e outros assuntos relativos ao tema, foi convidada Marlei Teresinha, integrante do grupo AFIBROCHAP de Chapecó. Ela orientou participantes de Maravilha para a criação da instituição local.

            Momento também recebeu a presença de lideranças municipais que foram conhecer mais sobre a ideia e o propósito da criação do grupo em Maravilha. A convidada Marlei Teresina falou sobre algumas leis Estaduais e federal já existentes. Ela acredita que por falta de conhecimento sobre a patologia muitos municípios ainda não implantaram. Até por ser uma síndrome muito pouco divulgada, mas que já existe há muito tempo. “A fibromialgia quando tratada corretamente, com a atenção devida o paciente consegue leva a vida quase que "normal". “O pior momento e na hora da crise”, relata.

            A fibromialgia é uma doença crônica que se caracteriza por dor generalizada no corpo, fadiga e alterações do sono. Ela afeta o sistema nervoso central, fazendo com que o cérebro interprete estímulos do corpo como dor. Entre sintomas, estão: dor generalizada, às vezes intensa; sensibilidade muscular; rigidez muscular; fadiga; confusão mental; transtorno do sono; alterações na memória e na concentração; depressão; e ansiedade.

Grupo de pacientes com fibromialgia recebeu orientações Anterior

Grupo de pacientes com fibromialgia recebeu orientações

Integrantes se reúnem para conversas e trocas de ideias Próximo

Integrantes se reúnem para conversas e trocas de ideias

Deixe seu comentário