Grupo Escoteiro Raízes completa 50 anos
O movimento escoteiros surgiu na cidade de Maravilha na década de 1970. Seu fundador foi Nacio Massirer, que após vivenciar o movimento em outras cidades resolveu implantá-lo. Depois de muitas leituras e cursos, em 1973, nasce o Grupo Escoteiro Castro Alves. Sem sede definitiva, o grupo utilizava na época diversos espaços que lhes eram “emprestados”, como escolas, Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e Salão Paroquial. Poucos anos depois o grupo conquista sua própria sede, onde está até hoje, que foi cedida pela prefeitura para abrigar as entidades Lions, Leo Clube e o Grupo Escoteiro.
Nacio Massirer (em memória)
Além de fundador, Massier foi o primeiro chefe escoteiro de Maravilha, membro do Conselho Regional da União dos Escoteiros do Brasil (UEB/SC) e presidente do Grupo Escoteiro Raízes em 1995, depois de ter ficado 12 anos afastado do movimento. Massier acreditava que a principal herança do escotismo para as crianças é a formação cidadã. Em 2013, durante uma entrevista, com carinho lembrou de todas as pessoas que fizeram parte do movimento e que acreditaram na importância dele para o desenvolvimento dos membros da comunidade e respeito ao meio ambiente.
Intervalo
A falta de conhecimento da população em relação ao movimento e a falta de recursos, fizeram com que o grupo enfraquecesse até que encerrou suas atividades. Parado durante alguns anos, o grupo retoma suas atividades em 1995, repaginado e com um novo nome: O Grupo Escoteiro Raízes.
GRANDE FAMÍLIA
Cada ano novos integrantes chegam para somar
Atualmente o Grupo conta com 85 integrantes, e possui mais de 50 jovens na fila de espera para ingresso, essa demanda não pode ser atendida devido a pouca quantidade de adultos voluntários. O principal dentro do escotismo é trabalhar com os jovens o desenvolvimento do caráter, da autonomia, da responsabilidade e também da parte espiritual, sempre em conjunto com a família e a escola.
Evento anual e programações
O grupo realiza diversos eventos que envolvem integrantes e comunidade. Dentre eles, destaca-se o almoço dos escoteiros com expressiva participação da população maravilhense. O almoço anual dos escoteiros é um evento que reúne as famílias e a comunidade, com o intuito de arrecadar fundos e acontece no salão paroquial da cidade. Além disso, o GE Raízes auxilia a prefeitura em diversos eventos realizados na cidade, principalmente em atividades voltadas para as crianças, como a caça aos ovos na Páscoa, semana da criança, desfiles festivos, etc.
Aprimoramento
Membro da União Escoteiros do Brasil (UEB), o Grupo Raízes se destaca pela capacitação de seus voluntários, que participam de cursos e aprimoramentos oferecidos pela organização do movimento no Brasil, e como resultado o grupo possui classificação Prata em 2022 pela UEB. O Grupo Escoteiro Raízes participa de diversos eventos escoteiros a nível regional, estadual e até mesmo nacional, como acampamentos, encontros, mutirões, etc. Há eventos específicos para cada ramo, como por exemplo: ALO (Acampamento de Lobos do Oeste); TEA (Tropa Escoteira em Ação); Jordise (Jornada Distrital Sênior); PIO Adventure (Pioneiros); e também os que envolvem todos os ramos como: ELOs Regionais; Jamboree (nacional e mundial); Escopíadas; entre outros tantos eventos organizados pelo movimento.
Sede própria
A sede do grupo localiza-se na Avenida Presidente Kennedy, no Centro da cidade. O terreno foi cedido pela prefeitura para as entidades municipais e possui um pequeno chalé. O espaço é compartilhado/dividido entre o Lions Club, Leo Clube e GE Raízes. A edificação, apesar de simples, é muito valiosa para o grupo e possui ambientes carregados de boas memórias. Se encontra muito danificada pelo tempo de uso e parte dela (o sótão, muito utilizado pela tropa sênior) está interditada e por esse motivo, será feito o tradicional almoço com a macarronada hoje, sábado (5), no salão paroquial católico. Na ocasião será lançada a revista comemorativa do Cinquentenário.
Deixe seu comentário