logo RCN
FISCALIZAÇÃO

Caoagro da Polícia Civil e Cidasc apreendem agrotóxicos contrabandeados em Iraceminha

Na quinta-feira (1), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), do Ponto Focal do CAOAGRO na 31ª Delegacia Regional da Polícia Civil e da Polícia Civil de Iraceminha, juntamente com a CIDASC, realizou fiscalização em propriedade rural localizada na Linha Lambari, em Iraceminha.

Essa força-tarefa teve por base denúncias envolvendo contrabando, posse e utilização reiterada de agrotóxicos ilegais por esse produtor rural. Aliás, em fiscalização anterior a CIDASC analisou quimicamente as plantações dessa localidade e identificou a presença do dessecante PARAQUAT SIGMA, confirmando a irregularidade.

Durante a ação, a equipe localizou um galão do agrotóxico PARAQUAT SIGMA, já pela metade e com o rótulo violado, além do descarte irregular de embalagens de agrotóxicos diversos. Ainda, verificou-se possível crime ambiental pela presença de chiqueiro em área de preservação permanente - ao lado de riacho.

Os profissionais da CIDASC coletaram amostras do dessecante para análise dos elementos químicos. O produtor foi notificado administrativamente e multado para adequar-se às normas sanitárias e em seu desfavor será instaurado procedimento policial para investigar a posse de produto químico contrabandeado e a prática de crimes ambientais.

O paraquate (ou paraquat) é um ingrediente ativo utilizado na produção de herbicidas e tem um dos maiores valores de toxicidade aguda entre os herbicidas comerciais.

O Paraquat pode resultar em toxicidade grave para todos os órgãos. O banimento do produto no Brasil foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 2017.

A união de esforços entre a Polícia Civil e a CIDASC tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como preservar o bem estar animal e o status sanitário catarinense.

Polícia Civil em Modelo prende homem suspeito de esfaquear vítima na frente do Fórum Anterior

Polícia Civil em Modelo prende homem suspeito de esfaquear vítima na frente do Fórum

Polícia Civil recupera peças automotivas avaliadas em aproximadamente R$ 10.000,00 Próximo

Polícia Civil recupera peças automotivas avaliadas em aproximadamente R$ 10.000,00

Deixe seu comentário