logo RCN
HISTÓRIA

Há 25 anos, viemos para ficar

Era meados de fevereiro de 1994 quando dois jovens empreendedores, aguçados pela curiosidade e imbuídos de oportunizar um produto diferenciado pelos lados da microrregião, desembarcaram em Maravilha. Queriam averiguar in loco o que diziam da Cidade das Crianças, tida como um lugar aconchegante, em franco desenvolvimento, de famílias hospitaleiras e muito trabalhadoras, onde o comércio era forte e os empreendedores sempre bem-vindos.

O jornalista Delair Francisco Koch e seu colega de Folha Espumosense, Jairo Miguel da Silva, ficaram maravilhados ao vislumbrarem seu projeto ganhando forma em território barriga-verde. Precisaram deixar de lado Espumoso/RS, temporariamente, para explorar mais esta que seria a cidade-berço do novo jornal. Com uma pasta debaixo do braço, uma máquina de escrever, um Fusca e muita vontade de trabalhar, os dois lançaram a semente, a cultivaram e viram nascer, no dia 11 de junho de 1994, o Jornal Novoeste.

Em uma manhã fria, mas de sol, a cidade foi surpreendida com 5 mil exemplares distribuídos no perímetro urbano e também na área rural, recebendo ampla aprovação dos leitores e selando um projeto sério, inovador, construtivo e voltado ao bem da comunidade, comprovado ano após ano que veio definitivamente para ficar.

Credibilidade

No início, a resistência a confiar que o Novoeste não seria como outros, "aventureiros", naturalmente existiu. Mas foi mostrando seu conteúdo imparcial, dando voz a todas as lideranças, autoridades e pessoas comuns que a credibilidade se solidificou. Desde as primeiras edições, apostamos em conteúdo. Acertamos a mão e essa certeza vem da contrapartida que recebemos da comunidade.

Muito poderíamos falar de Maravilha, das dificuldades, das vitórias, das lágrimas em virtude da perda de entes queridos, de novas vidas que vieram ao mundo para fazer parte das nossas. Muito teríamos a agradecer pessoas que acreditaram em nossas palavras, em nosso produto jornal, em nossas atitudes.

                Nos aniversários do Novoeste fizemos campanhas de prêmios e de viagens, realizamos shows culturais do Teatro Biriba, Rick & Renner, Zezé Di Camargo & Luciano, Musical San Francisco, Duduca & Dalvan e tantas outras iniciativas que também resultaram em ações beneficentes em prol de entidades e da sociedade como um todo.

Reconhecimento redobra responsabilidade

A característica de estar presente, de valorizar, de tornar importante o que poderia passar despercebido dentro de um contexto amplo; de somar informação com emoção, alegria, perplexidade, desafio e encantamento. Tudo isso fez do Novoeste um veículo de credibilidade, indispensável nas mais variadas circunstâncias - de um fato inusitado ao acontecimento rotineiro, de um evento repleto de glamour e brilho a um fatídico acidente. E a postura de seriedade e imparcialidade mantém-se a mesma desde a primeira edição, circulada há 25 anos.

Todo profissionalismo e dedicação da direção e colaboradores renderam homenagens e prêmios em duas décadas e meia de atividades. Vieram reconhecimentos da então Associação Comercial e Industrial de Maravilha (Acimar), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura Municipal de Maravilha, do Corpo de Bombeiros e menção honrosa do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, por ocasião de sessão solene junto à Câmara Municipal de Vereadores, sendo o Novoeste o primeiro e único a receber tal honraria.

Filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), o semanário igualmente teve reconhecimento de seu trabalho diversas vezes ao longo de sua trajetória. Em destaque também esteve ao ser alvo de homenagens da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara Municipal de Vereadores de Maravilha.

Todavia, há uma série de lembranças que são guardadas com desvelo, recebidas de entidades, clubes, grupos, leitores, anunciantes e amigos. São objetos que simbolizam o carinho dedicado ao Novoeste, o qual é retribuído com ainda mais trabalho para tornar o jornal atrativo aos milhares de leitores todos os sábados. A certeza que se fortalece a cada aniversário comemorado é a de que o veículo de comunicação está cumprindo seu papel de informar com seriedade, responsabilidade e imparcialidade.

Gratidão

Nesta edição comemorativa queremos reafirmar que os degraus que tivemos que subir, as dificuldades que superamos, as vitórias que alcançamos e toda nossa trajetória - conhecida de perto pelos leitores de Maravilha e da microrregião - nos fizeram atingir a merecida credibilidade. Com ela veio a solidez, a certeza que o Jornal Novoeste nunca sairá de cena, não é algo temporário, tampouco tem finalidades alheias ao ato de informar com seriedade, contribuindo para o bem da comunidade.

Pessoas vêm e vão, é o ciclo natural da vida. Neste dia especial, é oportuno enaltecer aqueles que fizeram parte do Novoeste, constituindo o quadro de colaboradores. Todos, sem distinção, que por pouco ou muito tempo estiveram conosco, exerceram papel fundamental para tornar esta empresa melhor. Ao time que segue jogando, resta agradecer pela dedicação, profissionalismo e desprendimento em fazer um jornal acima das expectativas. Nossos milhares de leitores merecem!


Há 25 anos, viemos para ficar Anterior

Há 25 anos, viemos para ficar

Maravilha: Lugar para prosperar Próximo

Maravilha: Lugar para prosperar

Deixe seu comentário