CLIMA

Frente fria associada a ciclone provoca temporais e coloca regiões do Brasil em alerta laranja

  • Freepik -

Freepik

A semana começou com instabilidade e risco de tempestades em várias regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para fortes chuvas e ventania nesta segunda-feira (17), válido até as 8h de terça-feira (18). A condição é resultado da atuação de uma frente fria acompanhada de um ciclone extratropical que avançou rapidamente após ingressar no Rio Grande do Sul no domingo.

O aviso abrange integralmente Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Também inclui áreas de Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há previsão de volume expressivo de chuva e rajadas de vento que podem causar queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia.

O Inmet orienta evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de publicidade e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).


Avanço da frente fria no Sudeste

A frente fria deve permanecer quase estacionária entre São Paulo e Rio de Janeiro nesta terça-feira. De acordo com o Climatempo, o sistema volta a ganhar força na quarta-feira (19), deslocando-se em direção ao Espírito Santo e ao centro-leste e norte de Minas Gerais.

Essas regiões devem sentir os impactos mais intensos da chuva nos próximos dias. No Rio de Janeiro, continuam as pancadas, enquanto em São Paulo o tempo tende a melhorar, com o retorno do sol.

Fonte: * Com informações do portal ND+

Frente fria associada a ciclone provoca temporais e coloca regiões do Brasil em alerta laranja Anterior

Frente fria associada a ciclone provoca temporais e coloca regiões do Brasil em alerta laranja

PRF apreende 5 toneladas de camarão contrabandeado e prende três pessoas no Oeste catarinense Próximo

PRF apreende 5 toneladas de camarão contrabandeado e prende três pessoas no Oeste catarinense

Deixe seu comentário