Conheça projeto que regula redes sociais para crianças e adolescentes |
Frente fria chega a Santa Catarina neste fim de semana
Uma nova frente fria avança por Santa Catarina ao longo deste fim de semana, trazendo instabilidade e queda nas temperaturas em todo o estado. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SPDC) alerta para chuvas pontualmente intensas e temporais isolados, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
A partir da tarde desta sexta-feira, 17, a chuva que começa pelo Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul se espalha gradualmente para as demais regiões de Santa Catarina. A instabilidade se mantém até o sábado, 18, quando a chuva perde força no interior do estado, mas ainda persiste no Litoral, principalmente no Litoral Sul.
Após a passagem da frente fria, o vento sul se intensifica no decorrer do sábado, especialmente nas regiões Leste e Sul, com rajadas entre 50 e 70 km/h. No Litoral e áreas serranas, podem ocorrer rajadas mais fortes, próximas de 80 km/h. Com isso, o mar fica agitado em toda a costa catarinense, com ondas entre 2 e 3 metros e risco de ressaca, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
Com a nebulosidade, as temperaturas ficam amenas entre sexta e o sábado, e voltam a cair no domingo, 19, com o avanço de uma massa de ar frio por todo o estado. Neste dia, as mínimas devem variar entre 7 e 10°C na maioria das regiões e em torno dos 5°C na Serra. À tarde, as temperaturas ficam entre 18 e 21°C.
A Defesa Civil recomenda
Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Além disso, a SPSC reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos oficiais, já que as condições do tempo podem mudar rapidamente. As atualizações estão disponíveis no site e nas redes oficiais da Secretaria.
Foto: Roberto Zacarias / SECOM
Deixe seu comentário