logo RCN
Maio Amarelo

Tema desse ano é “Paz no trânsito começa por você”

                No último sábado (11) foi realizada uma ação de conscientização pela segurança no trânsito, em algumas ruas do Centro de Maravilha. O Maio Amarelo é o mês que lembra esse assunto muito importante para a comunidade.

                Foram distribuídos centenas de panfletos sobre orientações para motoristas e pedestres, no Centro da cidade. A iniciativa foi do Departamento de Trânsito e do Conseg, contando com apoio do LEO Clube Ômega Maravilha, Lions Clube Maravilha Oeste, Lions Clube Maravilha, Rotary Clube Centro, Rotary Clube Cidade das Crianças e Polícia Militar.

Tema

                Reduzir mortes no trânsito é o principal objetivo do Maio Amarelo, que chega em sua 11ª edição em 2024. A campanha deste ano quer reforçar o protagonismo de cada um para evitar acidentes e mortes nas estradas. Enfatizando essa mensagem, o tema “Paz no trânsito começa por você” foi o escolhido por voto popular ano passado.

                Para falar sobre a campanha o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão faz alguns relatos.

Qual é o papel do Maio Amarelo para reduzir a violência no trânsito?

                Fundamental por ser mais um momento de engajar nesse debate não só todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) como também a sociedade. É um momento para colocar em evidência o tema do trânsito, da importância da segurança viária, da conscientização das pessoas e dos gestores e de enfatizar a mensagem desse ano, que é “Paz no Trânsito começa por você”, que traz essa ideia de corresponsabilidade. Então o papel da gente é promover esse engajamento por meio de ações publicitárias e eventos nos estados junto com Detrans, municípios e todos os órgãos integrantes do SNT.

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) traz muitas facilidades para o condutor. Teremos mais novidades este ano?

                A CDT é muito usada como documento, o documento físico. As pessoas que usam o documento no celular por meio da CDT já praticamente abandonaram o documento físico, mas a CDT tem uma série de serviços importantes. Um que a gente acrescentou recentemente foi a credencial do idoso, que você pode receber diretamente pela CDT. A ideia é aprimorar isso, incluir novos serviços. A gente tem uma planilha de serviços que vão ser inseridos na CDT e a ideia é que, esse ano, o aplicativo fique ainda mais robusto. Um serviço que pretendemos incluir, por exemplo, é obtenção da segunda via de CNH. É um serviço que em vários Detrans ainda é uma dificuldade. Então, vamos inserir na CDT, em coparticipação com os órgãos estaduais, para facilitar a vida do cidadão.

Na abertura deste Maio Amarelo, qual é a mensagem para quem faz parte do trânsito no Brasil?

                A mensagem é a que eu sempre passo, de consciência que o trânsito é, por si só, um ambiente de risco. Quando estamos no trânsito temos que ter essa consciência porque assim evitamos adicionar novas camadas de risco a um ambiente, que como já falei, é muito perigoso. Sabemos que, quando estamos dirigindo, a velocidade importa muito. Porque quanto maior a velocidade, maior o risco. Sabemos que não pode, por exemplo, beber e dirigir. Porque a bebida potencializa ainda mais esse risco. O motociclista sabe que, se ele deixa de usar o capacete, pode se submeter a um risco muito maior, até mesmo catastrófico, de sinistro fatal. Então, sempre que posso passo essa mensagem para sermos mais conscientes no trânsito. Sempre lembre que o trânsito é um ambiente de risco e prepara-se para ele. (Assessoria Especial de Comunicação/Ministério dos Transportes).


Municípios organizam mobilização para vacinação contra Pólio Anterior

Municípios organizam mobilização para vacinação contra Pólio

Número de casos positivos cresce e procura em unidades de saúde preocupa Próximo

Número de casos positivos cresce e procura em unidades de saúde preocupa

Deixe seu comentário