Primeiro dia da COP30 em Belém registra entrega recorde de metas climáticas

  • Foto: Agência Brasil -

O primeiro dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), terminou com a entrega de 111 relatórios de metas climáticas, as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), informou a diretora executiva do evento, Ana Toni, nesta segunda-feira (10).

As NDCs, previstas no Acordo de Paris, representam os compromissos de cada país para reduzir emissões e enfrentar a crise climática. Até fevereiro, poucos países haviam apresentado suas metas, mas o número avançou nas últimas semanas — antes da abertura da conferência, 79 países haviam enviado seus relatórios.

“Hoje à tarde nós ficamos sabendo que já temos 111 relatórios de NDCs publicados. Isso mostra que estamos fortalecendo o multilateralismo”, afirmou Ana Toni, destacando que 194 países estão credenciados para o evento.

A diretora também anunciou a aprovação da agenda de ações, que inclui 145 temas prioritários a serem trabalhados até o dia 21 de novembro, quando a conferência será encerrada. Segundo ela, a adoção da pauta no primeiro dia representa um avanço inédito: “Nos últimos quatro anos não conseguimos abrir a agenda no início dos trabalhos. Esse é um passo importante para garantir progresso nas negociações.”

Entre os assuntos mais sensíveis das discussões está a transferência de tecnologia, prevista no Acordo de Paris para apoiar países em desenvolvimento em ações de mitigação, adaptação e cumprimento das NDCs. O tema já havia sido debatido em junho, na Conferência de Bonn (SB60), na Alemanha, mas sem consenso.

“O tema da tecnologia é crucial. Precisamos garantir transferência de capacidades e tecnologias para que os países em desenvolvimento possam acelerar seus planos de adaptação e suas NDCs”, concluiu Ana Toni.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil


Após pesquisa, Carlos Bolsonaro reafirma apoio à pré-candidatura de Carol de Toni ao Senado por SC Anterior

Após pesquisa, Carlos Bolsonaro reafirma apoio à pré-candidatura de Carol de Toni ao Senado por SC

Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel Próximo

Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel

Deixe seu comentário