CLIMA

Frio atípico e chuvas intensas marcam o fim de outubro no Brasil


O encerramento de outubro será marcado por um novo episódio de frio fora de época e chuvas volumosas em grande parte do país. Uma massa de ar polar avança sobre o território nacional, trazendo queda acentuada nas temperaturas e intensas instabilidades, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

Segundo a Meteored, a frente fria começou a se formar nesta semana e deve provocar mudanças significativas no clima até o fim de semana. Na sexta-feira (31), último dia do mês, o tempo seguirá instável e úmido, com chuvas persistentes sobre áreas já atingidas anteriormente.

A região Sudeste será a mais afetada, com destaque para São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde há previsão de pancadas fortes e tempestades isoladas até o início de novembro. A combinação de alta umidade e ventos intensos deve manter o cenário de instabilidade também no sábado (1º) e domingo (2).

No Sul do país, o frio avança com força entre terça (28) e quarta-feira (29), atingindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As temperaturas devem cair bruscamente, especialmente nas áreas mais elevadas das Serras Gaúcha e Catarinense, onde os termômetros podem marcar valores abaixo de 10°C.

Apesar da intensidade da massa fria, os meteorologistas descartam a ocorrência de geadas tardias. O fenômeno é considerado incomum para esta época do ano, reforçando o comportamento climático irregular de 2025, marcado por contrastes de calor e frio em curto intervalo de tempo.

Com isso, o fim de outubro e o início de novembro devem ser de tempo fechado, chuvas intensas e um frio atípico sobre o centro-sul do Brasil.


Frio atípico e chuvas intensas marcam o fim de outubro no Brasil Anterior

Frio atípico e chuvas intensas marcam o fim de outubro no Brasil

Primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19 deve chegar ao SUS em 2026 Próximo

Primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19 deve chegar ao SUS em 2026

Deixe seu comentário