NACIONAL

Primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19 deve chegar ao SUS em 2026

  • © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil -

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou nesta quinta-feira (16) que a primeira vacina totalmente nacional contra a Covid-19, chamada SpiN-TEC, deve estar disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026.

O imunizante foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O governo federal investiu R$ 140 milhões por meio da RedeVírus, desde os ensaios pré-clínicos até as fases 1, 2 e 3 dos testes clínicos.

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Luciana Santos destacou que o imunizante está em fase final de estudos. No início de outubro, o Brasil publicou o primeiro artigo científico sobre os testes de segurança da vacina, confirmando que ela é segura.

A ministra informou ainda que o pedido de validação será encaminhado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em breve. A empresa brasileira Libbs será responsável pela produção do insumo farmacêutico ativo (IFA), enquanto o envase será feito por uma indústria de Minas Gerais.

Fonte: Agência Brasil


“É um orgulho nacional. Toda a cadeia produtiva — da pesquisa ao envase — será feita no Brasil”, destacou a ministra.



Primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19 deve chegar ao SUS em 2026 Anterior

Primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19 deve chegar ao SUS em 2026

Mais de mil jovens participam do 14º Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis Próximo

Mais de mil jovens participam do 14º Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis

Deixe seu comentário