Conheça projeto que regula redes sociais para crianças e adolescentes |
Mais de mil jovens participam do 14º Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis
Troca de ideias, elaboração de propostas e formação política marcaram o 14º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado na quarta-feira (1º), no Centro Sul, em Florianópolis. O evento reuniu mais de mil adolescentes, representando 70 Câmaras Mirins de Santa Catarina.
Promovido pela Escola do Legislativo deputado Lício Mauro da Silveira, da Alesc, o encontro tem o objetivo de aproximar os jovens da política, estimulando cidadania e protagonismo. “Esse projeto mostra como é a vida de um político e faz com que os adolescentes tomem gosto por essa vivência. Muitos deles serão nossos futuros vereadores, prefeitos e deputados”, afirmou o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD).
Criado pela Resolução nº 5/2010, o programa Vereador Mirim já está presente em mais de 80 câmaras municipais do estado. Alunos do sexto ao nono ano participam da iniciativa, que busca formar lideranças e incentivar escolhas conscientes no processo democrático.
O presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB), reforçou a importância da formação política. “Queremos provocar os jovens a viverem o mundo político, não apenas como espectadores, mas como atores do processo”, disse.
O evento também contou com a participação de deputados estaduais e a apresentação de projetos parceiros, como Proerd, Bombeiro Mirim, Projeto Golfinho e SOS Desaparecidos.
Para a vereadora mirim Sarah Paladini Pereira, de São Miguel do Oeste, a experiência foi única. “É mágico estar aqui, trocar vivências e buscar soluções para os problemas das nossas cidades”, destacou. Já o vereador mirim Gian Fabrício Gravi Gonçalves, de São Bento do Sul, disse ter confirmado a vocação para a vida pública: “Antes achava que política era chata, hoje vejo que ela transforma vidas”.
Deixe seu comentário