ESTADO

Mais de mil jovens participam do 14º Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis

Troca de ideias, elaboração de propostas e formação política marcaram o 14º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado na quarta-feira (1º), no Centro Sul, em Florianópolis. O evento reuniu mais de mil adolescentes, representando 70 Câmaras Mirins de Santa Catarina.

Promovido pela Escola do Legislativo deputado Lício Mauro da Silveira, da Alesc, o encontro tem o objetivo de aproximar os jovens da política, estimulando cidadania e protagonismo. “Esse projeto mostra como é a vida de um político e faz com que os adolescentes tomem gosto por essa vivência. Muitos deles serão nossos futuros vereadores, prefeitos e deputados”, afirmou o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD).

Criado pela Resolução nº 5/2010, o programa Vereador Mirim já está presente em mais de 80 câmaras municipais do estado. Alunos do sexto ao nono ano participam da iniciativa, que busca formar lideranças e incentivar escolhas conscientes no processo democrático.

O presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB), reforçou a importância da formação política. “Queremos provocar os jovens a viverem o mundo político, não apenas como espectadores, mas como atores do processo”, disse.

O evento também contou com a participação de deputados estaduais e a apresentação de projetos parceiros, como Proerd, Bombeiro Mirim, Projeto Golfinho e SOS Desaparecidos.

Para a vereadora mirim Sarah Paladini Pereira, de São Miguel do Oeste, a experiência foi única. “É mágico estar aqui, trocar vivências e buscar soluções para os problemas das nossas cidades”, destacou. Já o vereador mirim Gian Fabrício Gravi Gonçalves, de São Bento do Sul, disse ter confirmado a vocação para a vida pública: “Antes achava que política era chata, hoje vejo que ela transforma vidas”.



Mais de mil jovens participam do 14º Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis Anterior

Mais de mil jovens participam do 14º Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis

Brasil investiga 48 casos de intoxicação por metanol Próximo

Brasil investiga 48 casos de intoxicação por metanol

Deixe seu comentário