NACIONAL

Lula lança “Gás do Povo” para garantir botijão gratuito a 15,5 milhões de famílias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte (MG), o “Gás do Povo”, novo programa social do governo que vai garantir botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda em todo o país.​

A iniciativa amplia o atual Auxílio Gás, que hoje atende 5,4 milhões de famílias, e deve beneficiar 15,5 milhões de lares já a partir de novembro. O programa será enviado ao Congresso Nacional por meio de Medida Provisória.

De acordo com o governo, terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o programa vai representar uma economia de mais de 10% do salário mínimo para cada família contemplada.

Os beneficiários poderão retirar o botijão em 58 mil postos de revenda credenciados, identificados pela placa “Aqui tem Gás do Povo”. Para ter acesso, será necessário apresentar o cartão do Bolsa Família, da Caixa Econômica Federal, um vale retirado em casas lotéricas ou o aplicativo da Caixa.

O governo também avalia retomar a distribuição por meio de gaiolas em postos de combustíveis, a fim de facilitar o acesso em áreas mais afastadas. Diferente do modelo atual, que transfere dinheiro, o novo formato usará vouchers ou créditos específicos, válidos apenas para retirada do gás, reduzindo o risco de desvio da verba.

Lula lança “Gás do Povo” para garantir botijão gratuito a 15,5 milhões de famílias Anterior

Lula lança “Gás do Povo” para garantir botijão gratuito a 15,5 milhões de famílias

Alesc aprova projetos sobre segurança digital, autodefesa feminina e cultura Próximo

Alesc aprova projetos sobre segurança digital, autodefesa feminina e cultura

Deixe seu comentário