SAÚDE

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer cerebral

  • Foto: Divulgação - Uso é recomendado para pacientes a partir de 12 anos que já tenham passado por cirurgia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta semana, o registro do medicamento Voranigo® (vorasidenibe), produzido pela farmacêutica Servier. O fármaco, em formato de comprimidos de uso diário, é indicado para o tratamento de gliomas difusos de baixo grau (grau 2) – especificamente astrocitomas ou oligodendrogliomas – com mutações nas enzimas IDH1 ou IDH2.


Segundo a fabricante,

Uso é recomendado para pacientes a partir de 12 anos que já tenham passado por cirurgiaFoto: Divulgação

e não apresentem indicação imediata para radioterapia ou quimioterapia. O vorasidenibe atua bloqueando as enzimas mutadas, responsáveis pela produção de substâncias que favorecem o crescimento das células tumorais.

Para o oncologista Fernando Maluf, a aprovação representa “o maior avanço na área de gliomas dos últimos 20 anos”. Ele explica que esses tumores cerebrais, apesar de menos agressivos que outros tipos, afetam majoritariamente jovens, desde a infância até a fase adulta.

“Atualmente, o tratamento dos gliomas de baixo grau se restringe à radioterapia e à quimioterapia. Essa nova medicação oferece uma alternativa importante para retardar a progressão da doença, evitar novas cirurgias e postergar terapias mais agressivas, com boa tolerabilidade”, destacou Maluf em entrevista à Agência Brasil.

Fonte: Agência Brasil


Lula sanciona lei que isenta do IR trabalhadores com renda de até dois salários mínimos Anterior

Lula sanciona lei que isenta do IR trabalhadores com renda de até dois salários mínimos

Nova lei garante CNH gratuita para condutores de baixa renda Próximo

Nova lei garante CNH gratuita para condutores de baixa renda

Deixe seu comentário