BRASIL

INMET prevê setembro com chuvas intensas no Sul e calor predominante

O mês de setembro deve apresentar contrastes marcantes no clima brasileiro, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto o Sul terá acumulados de chuva acima da média, boa parte do país enfrentará temperaturas elevadas e precipitações dentro do normal.

Na Região Sul, a previsão é de forte atuação de frentes frias, com chuvas acima da média histórica em quase todos os estados. No Rio Grande do Sul, especialmente na divisa entre o Noroeste e o Nordeste rio-grandense, os volumes podem ultrapassar 200 mm no mês. Apenas áreas isoladas do Paraná devem registrar índices dentro da normalidade.

O Norte do país apresentará cenários distintos. O noroeste do Amazonas pode acumular até 160 mm, enquanto Roraima, Acre, Rondônia, Pará e parte do Amazonas devem registrar déficit de até 50 mm em relação ao esperado.

No Nordeste, as chuvas devem ficar próximas da média, com exceção do litoral norte da Bahia, onde o volume pode ser até 50 mm menor.

As regiões Centro-Oeste e Sudeste devem manter estabilidade, com chuvas próximas ao esperado. Porém, áreas do sudeste e sudoeste paulista, sul de Minas Gerais e sudeste do Mato Grosso do Sul podem registrar excesso de até 50 mm. Já o oeste sul-mato-grossense deve enfrentar precipitações abaixo da média.

Quanto às temperaturas, o calor predominará em quase todo o país, ficando acima do normal. A única exceção é o Sul, onde o frio deve permanecer. As médias devem variar entre 12 °C e 17 °C, chegando a menos de 12,5 °C em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.


Incêndio destrói aviário no interior de Iraceminha Anterior

Incêndio destrói aviário no interior de Iraceminha

Princípio de incêndio em residência é controlado por moradores em Saudades Próximo

Princípio de incêndio em residência é controlado por moradores em Saudades

Deixe seu comentário