Conheça projeto que regula redes sociais para crianças e adolescentes |
Cinema brasileiro faz história no Globo de Ouro com duas vitórias de O Agente Secreto
-
© Victor Jucá/Divulgação -

O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo (data) durante a cerimônia do Globo de Ouro, realizada no The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou dois dos principais prêmios da noite: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
Apesar do desempenho expressivo, o longa não levou o prêmio de Melhor Filme de Drama — a principal categoria da cerimônia — que ficou com Hamnet. Ainda assim, a chamada “noite do Brasil” consolidou o país entre os grandes destaques da premiação internacional.
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver, que saudou o público brasileiro com um “Parabéns” em português ao revelar o vencedor. Na categoria, O Agente Secreto superou produções da Noruega, Espanha, Coreia do Sul, Tunísia e França.
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho abriu o discurso com uma saudação ao país. “Alô, Brasil”, disse o diretor, antes de agradecer à distribuidora Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco. O cineasta também destacou a parceria com Wagner Moura. “As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Dedico esse filme aos jovens cineastas”, afirmou.
A premiação coroa um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, onde o longa estreou na competição oficial pela Palma de Ouro. Na ocasião, uma apresentação de frevo na Avenida Croisette marcou a passagem do filme pelo festival.
Wagner Moura faz história
Wagner Moura entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, falou em português e exaltou a cultura nacional. “Viva a cultura brasileira”, declarou, além de elogiar Kleber Mendonça Filho, a quem chamou de “um gênio”.
Na disputa, o ator superou nomes como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White.
A vitória de O Agente Secreto retoma uma tradição brasileira no Globo de Ouro. Central do Brasil venceu a mesma categoria em 1999, e, no ano passado, Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz em Filme de Drama.
Com duas estatuetas e ampla repercussão internacional, O Agente Secreto consolida o Brasil como um dos protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial.
Fonte: Agência Brasil
Deixe seu comentário