ESTADO

Grande Oeste deve liderar revisão dos limites territoriais de Santa Catarina

  • Reprodução da internet -


O Grande Oeste de Santa Catarina será o principal foco de uma das maiores revisões territoriais das últimas décadas. Até o momento, 53 municípios da região já consultaram a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) para corrigir memoriais descritivos e mapas das divisas intermunicipais, o que representa cerca de um terço das consultas realizadas no estado.

No total, 164 municípios catarinenses pediram a revisão dos limites, processo que poderá gerar alterações geográficas a partir de 2026, com a implementação do Projeto de Lei nº 249/2025, de autoria do deputado Tiago Zilli (MDB). A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Alesc) e aguarda a sanção do governador Jorginho Mello (PL).

O Oeste lidera com 24 municípios interessados na revisão, seguido do Meio-Oeste com 19 e do Extremo-Oeste com 10. Entre os municípios que solicitaram revisão estão Xanxerê, São Miguel do Oeste, Caçador e Joaçaba.

O novo mapa busca eliminar as chamadas “áreas de sombra”, faixas de até 250 metros de indefinição nas divisas municipais, que geram dúvidas sobre responsabilidades administrativas, como coleta de lixo, impostos e serviços de saúde.

Com a revisão, a margem de erro será reduzida para apenas cinco metros, sem transferência de território entre cidades. As mudanças só ocorrerão mediante acordo entre prefeituras vizinhas, com aprovação de leis municipais e envio conjunto das propostas à Comissão de Assuntos Municipais da Alesc.

Grande Oeste deve liderar revisão dos limites territoriais de Santa Catarina Anterior

Grande Oeste deve liderar revisão dos limites territoriais de Santa Catarina

Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores Próximo

Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores

Deixe seu comentário